Carro esportivo elétrico Audi e-tron GT

Pin
Send
Share
Send

O Audi e-tron GT é um sedã elétrico com tração nas quatro rodas premium (também conhecido como "segmento E" pelos padrões europeus), que harmoniosamente "coexiste" com um design espetacular e um "enchimento" técnico e tecnológico progressivo, aromatizado com praticidade cotidiana. O carro elétrico é voltado principalmente para moradores ricos da cidade que desejam não apenas um carro rápido, confortável e seguro, mas também um carro "amigo do ambiente" ...

A estreia mundial do Audi e-tron GT ocorreu em 9 de fevereiro de 2021 durante um evento online especial, mas pela primeira vez o público viu um carro elétrico de quatro portas (embora como um carro-conceito) em novembro de 2018 nas arquibancadas do Salão do Automóvel Internacional de Los Angeles - sem exagero, ela se tornou a principal estrela da mostra.

A própria empresa chama a saída do sedã elétrico apenas o início de uma nova era na história da Audi, mas na verdade, o e-tron GT é apenas um Porsche Taycan "disfarçado" (ambos os modelos são baseados na mesma plataforma e têm unidades e conjuntos semelhantes), mas um pouco mais lento e não tão caro.

O exterior do Audi e-tron GT é feito no estilo corporativo da marca alemã, mas ao mesmo tempo tem uma certa singularidade, graças ao qual o quatro portas pode ostentar um elegante, moderadamente agressivo, "puro-sangue" e aparência expressiva. A face completa do sedan elétrico demonstra o estrabismo predatório da ótica de LED, um hexágono "abafado" da grade do radiador e um pára-choque colidido, e sua popa instantaneamente chama a atenção devido às luzes espetaculares conectadas por uma barra transversal funcional e um pára-choque poderoso.

De lado, o carro não é percebido como um sedan de forma alguma por causa da silhueta acelerada no estilo fastback com um capô longo, teto inclinado e um curto "galho" do porta-malas, mas este é exatamente um sedan, a solidez do que é adicionada por "respingos" expressivos nas paredes laterais, "quadris" musculosos e impressionantes arcos que acomodam rodas de até 21 polegadas.

Notavelmente, o e-tron GT se tornou o primeiro carro elétrico Audi a receber uma modificação RS "carregada" - embora visualmente não difira muito da versão padrão, e pode ser reconhecido apenas pelas placas de identificação correspondentes e rolos de 21 polegadas " "

Em comprimento, o sedã elétrico premium chega a 4989 mm, dos quais a distância entre os arcos das rodas se estende por 2900 mm, e sua largura e altura são 1964 mm e 1414 mm, respectivamente. A distância ao solo do quatro portas é de 144 mm, mas devido à suspensão pneumática opcional (para a versão RS este é um equipamento padrão) pode variar na faixa de 42 mm.

Interior

O interior do Audi e-tron GT é desenhado de acordo com os padrões proprietários da montadora alemã, o que o torna atraente, moderno e apresentável. O local de trabalho do motorista está completo com "instrumentação" totalmente digital com um display de 12,3 polegadas e um volante de três raios com um aro "inchado" cortado na parte inferior. A elegante consola central ostenta um ecrã táctil de 10,1 polegadas para o sistema de infoentretenimento e uma unidade de ar condicionado tradicional com botões físicos.

Como convém a um carro premium, o interior do carro elétrico apresenta ergonomia impecável, materiais de acabamento excepcionalmente caros e alta qualidade de construção.

Já a modificação RS apresenta volante esportivo, bancos com perfil lateral desenvolvido e esquema de cores mais agressivo.

O interior do Audi e-tron GT é estritamente de quatro lugares: embora o sofá traseiro tenha três apoios de cabeça, seu travesseiro é claramente moldado para dois passageiros, e que o terceiro será supérfluo aqui também é sugerido pelo piso fortemente protuberante túnel. Os pilotos da frente contam com cadeiras esportivas com apoio lateral pronunciado, encostos de cabeça integrados, um grande número de ajustes elétricos e outros "benefícios da civilização".

Sob a pequena tampa do porta-malas do carro elétrico, há um compartimento bastante bom com um volume de 405 litros (embora este número seja "comprimido" para 366 litros quando o sistema de áudio Bang & Olufsen opcional é instalado). O carro tem outro compartimento de carga na frente, mas é bem modesto - apenas 85 litros.

Especificações

Existem duas versões à escolha do Audi e-tron GT, ambas com tração integral:

  • O carro elétrico básico é equipado com dois motores elétricos (um em cada eixo), mas se o dianteiro gera 238 cavalos, o traseiro (equipado com uma caixa de câmbio de dois estágios) - já 435 cv. É digno de nota, mas esses números não estão resumidos, e a potência total de tal máquina é de 476 cv. e 630 Nm de torque, mas em 2,5 segundos esses valores podem ser aumentados para 530 cv. e 640 Nm.
  • A versão RS "top" está equipada com um motor elétrico frontal semelhante, mas o traseiro já produz 456 cv, com o que o potencial total do quatro portas chega a 598 cv. e 830 Nm de impulso de pico (por um curto período, a saída é capaz de chegar a 646 cv).

Ambas as versões do sedã elétrico são fornecidas com baterias de tração de íon-lítio com capacidade de 93 kW / h (85 kW / h delas são utilizadas de forma eficiente), o que proporciona uma sólida "gama": um modelo padrão pode cobrir até 487 km com uma única carga e outra "carregada" - até 472 km.

Vale ressaltar que o carro conta com um sistema de alimentação de 800 volts, que permite uma rápida reposição de energia: por exemplo, de uma estação de 270 kW DC em apenas cinco minutos, as baterias são capazes de se carregar para superar 100 km.

Dinâmica e velocidade

Do zero à primeira "centena", o Audi e-tron GT acelera após 4,1 segundos, e sua velocidade máxima é de 245 km / h, enquanto na modificação RS, esses números são 3,3 segundos e 250 km / h, respectivamente.

Características de design

O sedã elétrico é baseado na plataforma J1, que foi desenvolvida especificamente para veículos elétricos em cooperação com a Porsche. O modelo de quatro portas possui o uso mais amplo de graus de alta resistência de aço e alumínio na estrutura da carroceria e na maioria dos elementos externos são feitos de "metal alado".

Como padrão, o carro está equipado com um diferencial traseiro com travamento automático e suspensões totalmente independentes com amortecedores adaptáveis ​​controlados eletronicamente: na frente - uma de duas alavancas, na traseira - um multi-link. A propósito, um diferencial traseiro controlado eletronicamente e uma suspensão a ar com cilindros de três câmaras são fornecidos como opção para um carro elétrico (este é o equipamento padrão para a versão RS).

Por padrão, o Audi e-tron GT tem em seu arsenal a direção com um amplificador de potência elétrica ativo e, se desejado, pode ser equipado com um chassi totalmente controlado (novamente, a "base" para a versão RS). Todas as quatro rodas do sedan elétrico têm freios a disco ventilados, que dão lugar a um sistema de freios de cerâmica de carbono com uma sobretaxa.

Opções e preços

Em um futuro previsível, o Audi e-tron GT deve aparecer no mercado russo, mas na Alemanha já está à venda a um preço de 99.800 euros (≈8,9 milhões de rublos) para a versão padrão, enquanto a modificação RS não é mais barata lá 138 200 euros (≈12,3 milhões de rublos).

Já na "base" o sedã elétrico tem: airbags frontais e laterais, ótica totalmente LED, rodas de liga leve de 19 polegadas, suspensão adaptativa, controle de temperatura de zona dupla, painel de instrumentos virtual, central de mídia com tela de 10,1 polegadas, acabamento interno em couro, banco dianteiro elétrico e com aquecimento, controle de velocidade adaptativo e muito mais.

Além disso, a mais ampla lista de opções é anunciada para o quatro portas: faróis de LED de matriz e feixe de laser de fósforo, sistema de estacionamento automático, um sistema de áudio Bang & Olufsen avançado, rodas medindo 20 ou 21 polegadas, um display head-up e outros sinos e assobios.

Pin
Send
Share
Send