Correntes antiderrapantes

Pin
Send
Share
Send

Funcionalmente, as correntes para neve são, na verdade, uma banda de rodagem removível, tornando possível transformar um pneu comum de estrada em uma roda todo-o-terreno. Estruturalmente, trata-se de uma corrente, muitas vezes reforçada, amarrada de modo a trançar uniformemente o pneu em toda a sua circunferência. Tal estrutura é composta por duas correntes ou cabos longitudinais - externos e internos, que passam ao longo da circunferência da roda, os quais são conectados por correntes transversais ou "talões" de borracha.

O objetivo da corrente anti-derrapante é aumentar significativamente as propriedades de aderência das rodas (e, consequentemente, a capacidade de cross-country do carro) no gelo, na neve solta, lama profunda, etc. Na prática, pode parecer assim. Você vai pescar - dirige 100 km em uma superfície asfaltada com pneus comuns e depois vira para uma estrada secundária, onde começa o muito “off-road duro”. Então você coloca correntes para neve - e você pode continuar dirigindo, tendo muito menos chance de escorregar ou ficar preso na lama. E lugares como, por exemplo, subidas íngremes com gelo, sem correntes de neve, para superar oh-oh-muito problemático, mesmo com pneus cravejados.

Em primeiro lugar, as correntes para neve são divididas em duas classes: “duras” e “macias”. No primeiro, as próprias correntes são utilizadas como travessas e, no segundo, "talões" de borracha reforçada.

Existem dois tipos básicos de padrões (veja a imagem): “escada” e “losango / favo de mel”. No primeiro, as correntes / cabos longitudinais são conectados em peças transversais retas, na forma de uma escada de corda. No "diamante" eles são conectados obliquamente, obtendo um padrão de "teia de aranha". As cadeias também diferem no tamanho e na forma do link (ou terminal). Diferentes materiais são usados ​​para correntes - aço, titânio (caro), alumínio e plástico reforçado. Às vezes, as correntes são reforçadas com pontas de metal.

É impossível dizer inequivocamente quais correntes para neve são melhores. Tudo é individual e depende, em primeiro lugar, das condições de condução. Assim, as correntes “duras” são mais adequadas para condições fora de estrada do que as “macias”, mas não permitem deslocar-se a uma velocidade superior a 40 km / h. "Soft" permite viajar a velocidades de até 80 km / he muito menos do que "hard" desgasta a borracha. Portanto, para quem saiu da rodovia e foi amassar profundamente o off-road, a opção "difícil" é mais adequada. Para quem dirige dessa forma, onde se alternam constantemente trechos de estradas planas e pistas encharcadas (por exemplo, na região), os “macios” são mais adequados.

O mesmo pode ser dito para as dimensões dos elos da corrente. Quanto maior o link, mais qualidades “off-road”, mas mais peso, pior dirigir em uma estrada plana e maior desgaste da borracha.

No que diz respeito aos carros, as correntes para neve podem ser usadas em quase todos os veículos. Exceto, talvez, alguns carros esportivos (e dificilmente alguém pensaria em ir caçar em um carro esporte). Quando se trata de pneus, podemos dizer com certeza que correntes “rígidas” não são adequadas para rodas de perfil ultrabaixo de 50 polegadas ou menos. Mas o modelo “soft” pode ser encontrado mesmo neste caso.

As correntes diferem em classes - para carros, SUVs e caminhões. Mas aqui, em primeiro lugar, o tamanho da roda desempenha um papel: a corrente cobre de dois a quatro tamanhos padrão ao longo do raio. Além disso, para SUVs e caminhões, as correntes são feitas com elos grandes e, muitas vezes, pontas adicionais são instaladas.

Não é necessário instalar correntes para neve em todas as rodas do veículo - elas só podem ser usadas no eixo motor. É aconselhável ao conduzir em todo-o-terreno não muito “íngreme”, ao utilizá-lo de vez em quando “de acordo com o tempo”, bem como para ultrapassar zonas problemáticas de uma estrada secundária.

Para colocar correntes de neve nas rodas do carro - as correntes são colocadas na frente das rodas de um eixo exatamente ao longo do eixo de movimento - de modo que as travas na corrente lateral externa fiquem do lado de fora (ao longo do lado ) e "olhar" para a frente. O gancho da corrente lateral traseiro deve estar do lado de dentro (em direção à parte inferior). Em seguida, é necessário conduzir com as rodas na corrente para parar a 20-30 cm da extremidade. Depois disso, você deve colocar a maior parte da corrente na roda e enganchar o gancho por dentro. Em seguida, você precisa endireitar todos os elos da roda (para os “macios” - coloque o cabo / corrente de ajuste) e, em seguida, prenda a trava na corrente lateral externa.
Em seguida, você precisa "rolar", depois de percorrer 10-50 m, para que a corrente se estabeleça e, em seguida, apertar novamente as travas.
Proprietários experientes de SUVs colocam correntes com estrondo e, para eles, não é mais difícil do que amarrar os sapatos. Mas para muitos motoristas, especialmente no início, colocar correntes de neve acaba sendo o principal "obstáculo", e há muitos que se recusam a usá-las justamente por causa desse procedimento. Em qualquer caso, antes de usar as correntes, você deve primeiro praticar colocá-las em algum lugar do local - será mais fácil na estrada.

Quanto aos pneus, você pode dizer de imediato: todas as correntes desgastam a borracha. “Hard” é mais, “soft” é menos. O desgaste também depende da frequência de uso das correntes para neve. A borracha começa a “engolir” ativamente durante a condução prolongada “acorrentada” em uma estrada dura, em frenagem e aceleração bruscas, com adesão muito fraca à roda.

Quanto ao carro, o principal perigo aqui é a violação das instruções e travas de corrente com defeito. Não exceda a velocidade prescrita pelas instruções para a corrente. Nesse caso, sob a ação da força centrífuga, a corrente pode “se soltar” da roda e atingir o arco da roda.
Na pior das hipóteses, a trava da corrente quebrará e ficará presa nas peças da suspensão (por exemplo, a alavanca), o que pode causar danos graves e até mesmo um acidente. O estado dos elos, travas e a confiabilidade da fixação devem ser verificados cuidadosamente.

Fabricantes e preços de correntes para neve.

Como é muito simples fazer correntes para neve, elas são feitas por muitas empresas metalúrgicas na Rússia e no exterior. Por exemplo, na loja online "snow chains.rf" você pode comprar correntes sobre rodas para qualquer "cavalo de ferro" - de um carro de passeio a um caminhão e equipamentos especiais.

O preço médio de um conjunto de duas correntes para neve para um carro ou SUV é de 3.000 a 4.000 rublos, para um caminhão - 5.000 a 6.000 rublos. Correntes de neve para rodas de equipamentos especiais podem ser adquiridas a um preço de 7.000 a 10.000 rublos.

Mas também existem outros mais caros e “sofisticados” (por exemplo, correntes de aço inoxidável, reforçadas com pontas adicionais). O topo da "resistência" são as correntes de titânio, que são feitas sob encomenda.

Pin
Send
Share
Send