Comparação entre Datsun on-DO e Lada Granta

Pin
Send
Share
Send

Avaliações de carros e produtos automotivos
Críticas, comparações e dicas para motoristas

Parecem irmãos

Com o advento do novo pequeno automóvel japonês Datsun on-DO, surgiu um dilema perante o comprador nacional: deveria dar preferência ao semi-automóvel ou optar pelo VAZ Lada Granta? Nesta revisão, tentaremos determinar qual deles - Datsun ou Grant - prevalecerá nas vastas extensões de rodovias russas no futuro próximo.

Carros Datsun on-DO e Lada Granta - eles são iguais em tudo?

O fato é que, ao criar o Datsun on-DO, foi o Granta que foi usado como base. Deve-se entender que eles não são tão diferentes, principalmente do ponto de vista técnico. Embora, é claro, cada um deles tenha características individuais. Uma consideração detalhada de cada uma das características nos ajudará a entender como o Datsun difere do Grants.

Características comparativas

Semelhanças gerais

Ambos os carros compartilham uma série de semelhanças, apesar de pertencerem a linhas de modelos de fabricantes diferentes. A principal delas é a utilização da mesma plataforma para os dois modelos, que originalmente pertenciam à Grant. Ambos os carros são projetados para 5 assentos de passageiros com excelente ergonomia interior.

Especificações
Modelo do carro:Lada grantaDatsun on-DO
País produtor:RússiaJapão (montagem Rússia, Togliatti)
Tipo de corpo:sedansedan
Número de lugares:55
Número de portas:44
Cilindrada do motor, metros cúbicos cm:15961596
Potência, hp com sobre. min.:82/560087/5100
Velocidade máxima, km / h:164,5165
Aceleração para 100 km / h, s:12,5 (transmissão manual), 12 (transmissão automática)12.2 (transmissão manual)
Tipo de unidade:frente, transversalfrente, transversal
Ponto de verificação:5 transmissão manual, 5 transmissão automática5 transmissão manual
Tipo de combustível:Gasolina AI-95Gasolina AI-95
Consumo por 100 km:cidade 9,3; faixa 6.1cidade 9; faixa 5.8
Comprimento, mm:42604337
Largura, mm:17001700
Altura, mm:15001500
Folga, mm:160174
Tamanho do pneu:175/70 R13185/60 / R14,185 / 55 / R15
Peso bruto, kg:10401160
Peso total, kg:1515não há dados
Volume do tanque de combustível:5050

Tanto o Datsun como o Granta estão perfeitamente adaptados às condições das estradas russas e têm uma distância ao solo de mais de 16 cm. Graças a esta distância ao solo, os solavancos e buracos nas estradas não criam grandes obstáculos à condução.

Em termos de potência do motor, não há diferenças especiais em ambos os modelos, e seu volume é de 1,6 litros, o que os remete à classe de carros econômicos e econômicos.

Corpo e interior

Ao criar o Datsun on-DO, os japoneses tomaram Lada Granta como base

Ao desenvolver o design da carroceria Datsun, os engenheiros japoneses tomaram a carroceria Lada Grant como base, enquanto mudavam a forma do pára-choque, grade do radiador e faróis. Além disso, a estrutura do pilar traseiro foi modificada e reforçada, e o próprio corpo ficou 77 cm mais comprido, graças ao qual o volume da mala aumentou para 530 litros, o que é 10 litros a mais que o modelo mãe.

Os fabricantes de automóveis Lada Granta estão tentando levar em consideração as necessidades dos motoristas russos

O teto e as portas não sofreram alterações - são absolutamente idênticos em ambos os modelos. Mas com as rodas, as coisas são diferentes: rodas de 13 polegadas não são fornecidas para o Datsun on-DO e serão equipadas com discos estampados para 14 polegadas ou discos feitos de metais de baixo ponto de fusão para 15 polegadas.

O interior do carro Datsun on-DO tem um visual mais moderno

No interior, os painéis das portas, os dispositivos VAZ e a unidade de controle do microclima permaneceram os mesmos. Embora o interior da cabine Datsun tenha um visual um pouco mais moderno: o console e o cubo volumétrico do volante se destacam, algo que lembra os da Nissan, tons pretos da cabine com detalhes em prata, um plano superior modificado do painel, um novo defletor , um sistema de áudio de dois diodos, Bluetooth, slots para USB e SD.

O acabamento interno do carro Lada Granta é feito de acordo com todos os cânones da indústria automobilística nacional.

Motor e caixa de câmbio

A comparação de Datsun e Lada Grant em termos de unidades de potência não faz sentido, uma vez que o Datsun on-DO está equipado com motores VAZ de oito válvulas com um volume de 1,6 litros e uma capacidade de 87 litros. a partir de. A vantagem deste motor é a leve biela e o grupo de pistão. Com um motor de 87 cavalos de potência, uma caixa de câmbio de 5 velocidades será instalada.

Test drive do carro Lada Granta:

Uma desvantagem significativa do sedã Datsun on-DO é a falta de capacidade construtiva para instalar uma transmissão automática. A automação será instalada apenas no hatchback e funcionará em conjunto com um motor de oito válvulas, já que o Datsun de dezesseis válvulas não será equipado de forma alguma. Portanto, se um elevador Granta de 16 válvulas ou um hatchback Datsun com 8 válvulas for apresentado como uma escolha para um motorista doméstico, então o LADA será o favorito óbvio aqui.

Arquitetura de material rodante

Para desenvolvedores japoneses, a primeira prioridade era conseguir a adaptação total do Datsun a todas as estradas russas. E embora a arquitetura em si tenha ficado igual à de Grant, depois de realizar sua reconfiguração completa, o comportamento na estrada do primeiro modelo do segundo é significativamente diferente. A qualidade dos estabilizadores, amortecedores e molas para os modelos japonês e russo é absolutamente a mesma, apenas a Datsun mudou ligeiramente o design dessas peças. O sistema de travagem também sofreu alterações e melhorias. As características das almofadas, do amplificador de vácuo e do conjunto do pedal foram aprimoradas.

Isolamento de ruído e opções adicionais

Quanto às questões de isolamento acústico interno, há algo para comparar com Granta e Datsun, já que o último ultrapassou significativamente Lada Granta. Os japoneses melhoraram as características do material a partir do qual são cortados os tapetes para o piso e o escudo do motor, as cavas das rodas traseiras são equipadas com pára-lamas de feltro, plugues adicionais de absorção de som são instalados. Além disso, para reduzir o nível de ruído no Datsun on-DO, a forma dos espelhos retrovisores externos, a caixa de câmbio e o sistema de escapamento foram modificados.

Teste um carro Datsun on-DO:

No conjunto básico de opções, não há diferença particular entre os modelos. Mas o Datsun adicional na configuração básica será equipado com montagens isofix, airbag do motorista e bancos dianteiros com aquecimento elétrico.

Conclusões

Sobre a questão de qual é melhor, Grant ou Datsun, é bastante difícil dar uma resposta inequívoca. Aqui, as preferências pessoais do motorista em relação ao conforto, a presença de uma transmissão automática ou manual, o ruído na cabine, o preço e outros fatores desempenham um papel decisivo. Embora o Datsun on-DO tenha um grande número de melhorias e adições de qualidade, tecnologias de produção mais modernas, ainda tem certas desvantagens. Na maior parte, sua escolha dependerá de pequenos detalhes, já que em termos gerais as máquinas são exatamente as mesmas. Se o artigo foi útil para você, compartilhe sua opinião deixando um comentário abaixo.

Pin
Send
Share
Send