Citycar doméstico Lada OKA

Pin
Send
Share
Send

O modelo supercompacto VAZ-1111 "Oka" nasceu em 1988 - foi então que sua produção paralela começou na Fábrica de Automóveis Volzhsky, na Fábrica de Automóveis Serpukhov e na Fábrica de Pequenos Carros em Naberezhnye Chelny.

O design do carro começou em Serpukhov na década de 1970, mas em 1982, por ordem do Ministério da Indústria Automobilística, foi transferido para os projetistas da VAZ - eles foram instruídos a criar uma "classe especialmente pequena" de três portas para pessoas com deficiência, utilizando os desenvolvimentos do SMZ e NAMI.

Ao longo da história da sua existência, "Oka" foi constantemente modernizado - mudou repetidamente o painel, algumas partes do corpo e o sistema de aquecimento e ventilação. Além disso, o carro também melhorou em termos técnicos: por exemplo, em 1995, um novo motor foi separado dele, e com ele o índice VAZ-11113.

A virada no destino do minicarro foi em 2005, quando VAZ e KAMAZ pararam sua produção em série, enquanto SeAZ continuou a produzir um hatchback sob o índice SeAZ-11116 com um motor chinês. Por fim, a “carreira” do automóvel chegou ao fim em 2008 devido à total extinção da procura pelo mesmo.

Não há detalhes memoráveis ​​no design exterior de Lada Oka - o corpo angular em miniatura do três portas demonstra tecnologia de iluminação simples, pára-choques simples feitos de plástico sem pintura, saliências curtas, "floreios" compactos de arcos de roda, pilares de telhado finos e uma área envidraçada sólida. O pequeno carro parece normal, mas muito bonito para si mesmo.

"Oka" é um representante da "classe extra pequena" (segmento "A" de acordo com as normas europeias): em comprimento, é alongado em 3200 mm, em largura - em 1420 mm, em altura - em 1400 mm. Uma distância entre eixos de 2180 mm se estende entre os rodados do carro pequeno doméstico e sua distância ao solo é de 150 mm. Na forma "combate", o três portas pesa de 635 a 660 kg, dependendo da versão, e seu peso bruto não ultrapassa uma tonelada.

Dentro do Lada Oka, reina uma atmosfera muito ascética - um volante arcaico com um aro de dois raios, um painel de instrumentos antediluviano com três mostradores e vários indicadores, um painel frontal francamente orçamentário, no qual você pode contemplar apenas um par de ventilação redonda defletores, "corrediças" do aquecedor, vários botões auxiliares, sim isqueiro. Os materiais correspondentes no carro e acabamento - plásticos "carvalho", tecido liso e muitos elementos de metal indisfarçáveis.

Formalmente, o interior do hatchback é de quatro lugares, mas apenas as crianças podem sentar-se mais ou menos livremente no banco de trás, sem as comodidades elementares. E seus bancos dianteiros são decepcionantes em todas as direções - eles têm um perfil completamente "plano" sem qualquer sugestão de apoio lateral e um mínimo de ajustes.

O porta-malas da Oka é em miniatura - apenas 210 litros no formato padrão. O sofá traseiro inteiriço dobra-se, mas melhora ligeiramente a situação, aumentando o volume do compartimento de carga para apenas 630 litros. Não havia espaço suficiente para um "sobressalente" em tamanho real no "compartimento" do carro - ele está localizado sob o capô, ao lado do motor.

Especificações. Para o carro pequeno doméstico, apenas motores a gasolina são fornecidos, acoplados com uma "mecânica" de 4 ou 5 velocidades e uma transmissão de tração dianteira:

  • Sob o capô VAZ-1111 instalou uma unidade de dois cilindros com volume de 0,65 litros (649 centímetros cúbicos) com cabeça de cilindro de alumínio, injeção de carburador e sincronismo de 8 válvulas, desenvolvendo 29 cavalos de potência a 5600 rpm e 44 Nm de empuxo de pico a 3200 rpm.
  • Em serviço VAZ-11113 custa o mesmo motor, mas com um volume aumentado para 0,75 litros (749 centímetros cúbicos), cujo potencial tem 33 "garanhões" a 5600 rpm 50 Nm de torque a 3200 rpm.
  • Modificação tardia (SeAZ-11116) está equipado com um "tripleto" chinês de 1,0 litro TJ376QEI com uma cabeça de cilindro de alumínio, "potência" distribuída e 6 válvulas, produzindo 53 "éguas" a 6000 rpm e 77 Nm a 3200 rpm.

Demora 18-30 segundos para definir a partir do primeiro "cem" no "Oka", sua capacidade máxima é 120-130 km / h, e o "apetite" de combustível não excede 5,3-6 litros de combustível em modo combinado por 100 km de pista.

No centro das três portas está um "bogie" de tração dianteira com um localizado transversalmente na parte dianteira da unidade de força e no corpo da estrutura de suporte.

O chassi do carro é representado por uma arquitetura frontal independente do tipo McPherson com um estabilizador transversal e um sistema traseiro semi-independente com uma barra transversal flexível. O subcompacto é equipado com um complexo de freios hidráulicos com dispositivos de disco na frente e "tambores" simples na parte traseira. O centro de direção nas três portas é uma configuração de cremalheira e pinhão (claro, sem um amplificador de controle).

As vantagens do hatchback são: tamanho compacto, motores econômicos, excelente manobrabilidade, boa visibilidade, fácil manutenção e boa habilidade em todo o país. Ele também tem muitas desvantagens: um baixo nível de conforto e segurança, uma total falta de prestígio, dinâmica fraca, um corpo altamente corroído e um interior apertado.

Preços. No início de 2017, Lada Oka é um dos carros mais baratos do mercado secundário na Rússia - ele pode ser comprado a um preço de 15-20 mil rublos.

Pin
Send
Share
Send