A primeira encarnação do Mazda RX-8

Pin
Send
Share
Send

O cupê esportivo Mazda RX-8 de quatro lugares da primeira geração, que substituiu o RX-7 de duas portas, estreou como um conceito pela primeira vez em janeiro de 2001 nos estandes da Exposição Internacional da Indústria Automobilística da América do Norte, e em uma forma comercial, apareceu perante o público no outono do mesmo ano em um show de noivas em Tóquio. A produção de transportadores da “Japonesa” começou em 2003, e continuou até 2008, que marcou a entrada no mercado do modelo de segunda geração.

Visto de fora, o "primeiro" Mazda RX-8 parece impressionante, mesmo tendo como pano de fundo muitos carros mais modernos. Uma extremidade dianteira atarracada com um olhar astuto de faróis inclinados, uma silhueta dinâmica com saliências curtas, arcos de roda musculosos e portas giratórias exclusivas, uma porta traseira potente com lanternas extravagantes e dois "baús" do sistema de escapamento em um para-choque "carnudo" - o exterior das quatro portas definitivamente não deixará ninguém indiferente.

O comprimento do Mazda RX-8 da forma de realização original é 4430 mm, a altura é 1340 mm e a largura é 1770 mm. A distância entre eixos do coupé japonês é de 2700 mm e a distância ao solo não ultrapassa os 140 mm.

No interior do "Er-X-eight", o estilo "Mazda" é imediatamente identificado - o interior não só tem um bom aspecto, como também demonstra uma qualidade de construção verdadeiramente imperial. Atrás do volante de três raios e multi-direção em "poços" profundos estão dispostos uma trindade de instrumentos com um tacômetro na cabeça, e o console central laqueado agrada com controles bem posicionados. A decoração do carro é feita principalmente de plástico resistente, mas sólido.

O salão do “primeiro” Mazda RX-8 tem quatro assentos completos, e mesmo os passageiros da segunda fila não são privados de espaço suficiente para morar. Na frente, o carro esportivo tem assentos de aparência ameaçadora, enquanto os pilotos traseiros são fornecidos com um par de assentos separados.

No arsenal do cupê japonês há um amplo compartimento de bagagem - seu volume na forma "retraída" é sólido para uma classe de 290 litros. Há uma pequena escotilha na parte de trás da "galeria" para o transporte de objetos longos, mas uma roda sobressalente para o carro não é fornecida a priori.

Especificações. O compartimento do motor da primeira geração do Mazda RX-8 contém o motor de pistão rotativo a gasolina Renesis, que consiste em duas seções com um volume de 654 centímetros cúbicos cada e é completamente desprovido de válvulas, pistões e árvores de cames e árvores de cames. O motor de 1,3 litro (1.308 centímetros cúbicos), equipado com injeção de combustível e refrigeração líquida, dependendo da modificação, gera de 192 a 250 cavalos de potência e de 211 a 222 Nm de torque.

Uma transmissão "manual" de 5 velocidades ou automática de 4 ou 6 velocidades e um diferencial de deslizamento limitado são responsáveis ​​pela transmissão do fluxo de potência para as rodas do eixo traseiro. A aceleração inicial para 100 km / h leva de 6 a 7,5 segundos para um motor de quatro portas, suas capacidades máximas são de 223 a 235 km / h, e o consumo de gasolina no ciclo combinado de movimento varia de 10,6 a 11,4 litros por "cem" de o caminho.

A base para o "lançamento" original do Mazda RX-8 é uma plataforma de tração traseira com um motor localizado longitudinalmente acima do eixo dianteiro e uma carroceria construída de acordo com um esquema de suporte de carga. O cupê tem uma distribuição de peso por eixo ideal, e seu peso em ordem de marcha varia de 1.310 a 1.425 kg, dependendo da modificação. Por defeito, o automóvel “ostenta” a direcção assistida eléctrica com coeficiente de esforço variável integrado no mecanismo de cremalheira e pinhão, e todas as suas rodas têm à sua disposição “panquecas” ventiladas do sistema de travagem com ABS e EBD.

As características positivas do cupê japonês incluem uma aparência notável, um interior ergonômico e espaçoso, motores eficientes, excelente dinâmica, manuseio sofisticado, equipamento rico, design confiável e muito mais.
Mas o carro também tem qualidades negativas - alto consumo de combustível, manutenção cara, falta de uma roda sobressalente, meticulosidade com a qualidade da gasolina e uma suspensão rígida.

Preços. Na primavera de 2016, no mercado secundário da Rússia, você pode comprar um Mazda RX-8 da primeira encarnação a um preço de 200 mil rublos (o custo de algumas cópias "bombeadas" chega a 1 milhão de rublos).

Pin
Send
Share
Send