"Cheburashka" ZAZ-968

Pin
Send
Share
Send

O ZAZ-968 nasceu em 1971 como resultado da modernização do "966", ao mesmo tempo que iniciava a sua produção em série. No futuro, o carro "experimentou" constantemente pequenas melhorias destinadas a aumentar sua durabilidade e confiabilidade, como resultado disso, em 1974 foi apresentado o ZAZ-968A, que foi produzido em paralelo com o modelo básico.

No entanto, o Cheburashka passou por uma alteração mais séria (assim o chamavam) em 1979, com a qual se iniciou a história do ZAZ-968M, que recebeu uma aparência visivelmente atualizada, um interior aprimorado e melhorias técnicas, após qual continuou sua "carreira" até 1994.

O ZAZ-968 / 968M é um sedã de duas portas e quatro lugares do "grupo I de uma classe pequena" (que é equivalente ao segmento "A" de acordo com a classificação europeia).

O comprimento do veículo é 3730 mm, altura - 1400 mm, largura - 1570 mm. Os pares de rodas nos três volumes podem acomodar 2.160 mm entre eles, e sob sua parte inferior há uma distância ao solo de 190 mm. Dependendo da modificação, o carro pequeno pesa de 780 a 840 kg, e seu peso máximo permitido chega a 1200 kg.

Especificações. No compartimento do motor do "968" a gasolina "aspirada" com volume de 1,2 litros com quatro cilindros, injeção de carburador, arquitetura em forma de V, válvulas suspensas, refrigeração a ar e uma correia dentada de 8 válvulas, gerando 45-50 cavalos de potência e 75-81 Nm de torque.
Eles trabalharam juntos com uma transmissão manual de 4 velocidades e rodas traseiras principais.

Tais características proporcionavam ao carro aceleração para “centenas” após 32 segundos e “velocidade máxima” de 120 km / h, e seu consumo de combustível no ciclo combinado não ultrapassava 8 litros por 100 km.

ZAZ-968 / 968M é construído em uma arquitetura de tração traseira com um motor baseado longitudinalmente na parte traseira e um corpo todo em metal da estrutura de suporte. "Em um círculo" o carro está equipado com suspensões independentes: no eixo dianteiro - são braços traseiros duplos e barras de torção transversais, e na traseira - alavancas A, molas helicoidais e amortecedores.
Na frente, o de duas portas tem freios a disco, e na traseira há mecanismos de tambor (é claro, sem nenhuma eletrônica auxiliar). O sistema de direção do carro é representado por uma estrutura "sem-fim".

O carro apresenta uma ampla gama de vantagens: alta manutenção, facilidade de manutenção, boa aparência, boa dinâmica em velocidades urbanas, excelente capacidade de manobra, interior espaçoso, boa capacidade de cross-country e muito mais.
Mas também tem desvantagens: motores caprichosos e superaquecidos, um porta-malas pequeno, pouca adaptabilidade a viagens rodoviárias, um baixo nível de segurança e um consumo decente de combustível.

Pin
Send
Share
Send